9º Ano

4º Bimestre/2014

7ª Atividade extra - Assista e produza uma síntese - entregue em folha separada com nome, nº e série 19/11/14 - Lei de Lavoisier - Conservação da Massa
https://www.youtube.com/watch?v=x2V--OM4M_0

6ª Atividade extra - Assista e produza uma síntese - entregue em folha separada com nome, nº e série 17/11/14 - Modelos Atômicos
https://www.youtube.com/watch?v=58xkET9F7MY

5ª Atividade extra -  Assista e produza uma síntese - entregue em folha separada com nome, nº e série 14/11/14 - Constituição da Matéria
https://www.youtube.com/watch?v=Hf0fZTlrdTE

4ª Atividade extra -Assista e produza uma síntese de um dos vídeos abaixo - entregue em folha separada com nome, nº e série 12/11/14 - Ondas e Som
https://www.youtube.com/watch?v=Guobs8D1G0Q - opção 1
https://www.youtube.com/watch?v=mOhD7iSLmLU - opção 2

3ªAtividade extra - Assista e produza uma síntese - entregue em folha separada com nome, nº e série 10/11/14 - Luz e Cores
https://www.youtube.com/watch?v=45F5va6Sh08

1ª e 2ª Atividade extra - letra ilustrada - entregue em folha separada com nome, nº e série
https://www.youtube.com/watch?v=MrbmWaHSrgM - música 1
https://www.youtube.com/watch?v=vKZN9v2RpuQ - música 2

3º Bimestre/2014

Tipos de Energia
Tipos de Energia
As fontes de energia são de fundamental importância, em especial na atual sociedade capitalista. Essas substâncias, após serem submetidas a um processo de transformação, proporcionam energia para o homem cozinhar seus alimentos, aquecer e iluminar o ambiente, etc.
Contudo, foi com o advento das Revoluções Industriais, juntamente com a intensificação do processo de urbanização, que a utilização das fontes energéticas teve um aumento extraordinário. O atual modelo capitalista é altamente dependente de recursos energéticos para o funcionamento das máquinas industriais e agrícolas; os automóveis também necessitam de combustíveis para se deslocarem; e a urbanização aumentou a demanda de eletricidade.
Diante desse cenário, o consumo de energia aumentou de forma significativa, fato que tem gerado grandes problemas socioambientais. Isso porque a maioria das fontes utilizadas é de origem fóssil (carvão, gás natural, petróleo), e sua queima libera vários gases responsáveis pela poluição atmosférica, efeito estufa, contaminação dos recursos hídricos, entre outros fatores nocivos ao meio ambiente.
Outro aspecto negativo é que essas fontes não são renováveis, ou seja, elas se esgotarão da natureza. Segundo estimativas da Agência Internacional de Energia (AIE), caso se mantenha a média de consumo das últimas décadas, as reservas de petróleo e gás natural irão se esgotar em 100 anos e as de carvão, em 200 anos.
A energia nuclear, também de origem não renovável, é motivo de várias manifestações contra o seu uso, pois pode haver a liberação de material radioativo em caso de acidentes em uma usina nuclear, como os que ocorreram em Chernobyl (Ucrânia) e em Fukushima Daiichi (Japão).
Com o intuito de diversificar a matriz energética, várias pesquisas foram desenvolvidas para a obtenção de fontes limpas e renováveis. Entre elas estão a energia solar (obtida através do Sol), energia eólica (dos ventos), energia das marés (correntes marítimas), biomassa (matéria orgânica), hidráulica (das águas), entre outras. Estas fontes, além de serem encontradas em abundância na natureza, geram menos impactos ambientais.
Leia o texto com atenção e responda:
1- Qual a importância das fontes de energia para uma sociedade, sobretudo capitalista? Justifique.
2- Ilustre algumas utilizações da transformação de energia que beneficiam ao homem.
3- O progresso é importante, mas também pode contribuir para o surgimento ou avanço nos problemas socioambientais. Justifique.
4- O que significa o termo “energia não renovável”? Dê exemplos desse tipo de energia.
5- Qual o risco do uso de energia nuclear? Exemplifique.
6- Explique as expressões: a- energia renovável           b- fonte limpa de energia
7- Exemplifique os tipos de energia renováveis e limpas.

8- Qual a importância do uso de uma energia renovável e limpa?

Energia
https://www.youtube.com/watch?v=JOrmCTD-60A - opção 1
https://www.youtube.com/watch?v=oP6JsRtSiyE - opção 2
https://www.youtube.com/watch?v=0xoUuAsDtMY - opção 3

Sistema reprodutor masculino
https://www.youtube.com/watch?v=HDrfPuJhhp4

Sistema reprodutor feminino
https://www.youtube.com/watch?v=qdQ1n4NseAg

Sistema endócrino
https://www.youtube.com/watch?v=G9CX3lgviZw

Sistema Nervoso
https://www.youtube.com/watch?v=XIrY_SGqg-8

Órgãos dos sentidos
https://www.youtube.com/watch?v=Y7Ie2AhC-Pc - opção 1
https://www.youtube.com/watch?v=D3qX1nyNfJQ opção 2
https://www.youtube.com/watch?v=n2UkC6Mkh9U&list=PL57064BBE8F5078F7 - paladar e olfato
https://www.youtube.com/watch?v=vN-khJXx7d4&index=2&list=PL57064BBE8F5078F7 - tato e visão
https://www.youtube.com/watch?v=W97bILWRpRY&index=3&list=PL57064BBE8F5078F7 -audição

1º Bimestre/2014


Newton e a Ciência - Assistir aos vídeos e elaborar um resumo ilustrado, de pelo menos um dos vídeos - o resumo deve ser manuscrito(caneta azul ou preta) e entregue à prof. na data marcada.
http://www.youtube.com/watch?v=LWMOzNQl268

Leis de Newton - Assistir ao vídeo e elaborar um resumo ilustrado - o resumo deve ser manuscrito(caneta azul ou preta) e entregue à prof. na data marcada.
http://www.youtube.com/watch?v=BWlWd-aIDho

Contrato Pedagógico - Deve estar no caderno, impresso ou copiado.
Colégio Estadual Professor Malvino de Oliveira – Ensino Fundamental, Médio e Profissional
Contrato Pedagógico para as aulas
1 – Cumprir o regimento e regulamento escolar.
2 – Respeitar professores, colegas e funcionários.
3 – Silêncio durante as explicações, provas, trabalhos ou quaisquer atividades em que o silêncio seja necessário para resolvê-las.
4 – Permanecer nos lugares na entrada e saída da professora bem como durante as aulas.
5 – Trazer o material das disciplinas do dia: livro, caderno, lápis, borracha, canetas, lápis de cor, régua e folhas avulsas.
6 – Cuidar dos materiais escolares e manter a sala limpa e organizada.
7 – Participar de todas as atividades propostas em sala: individual ou em grupo, evitando falar alto, gritar ou usar uma linguagem inadequada para o ambiente escolar.
8 – Ser pontual e entregar as atividades em dia e completas, com capricho, seguindo as orientações dadas.
9 – É vedada a saída do aluno da sala de aula durante o período de aulas, salvo quando extremamente necessário e com autorização da professora.
10 – Quando a professora chegar à sala esperar a turma estar organizada antes de fazer alguma pergunta, comentário ou pedido.
11 – Evitar fofocas e discussões inúteis em sala de aula.
12 – Entrar e sair da sala com educação e organização.
13 – Caso precisar chegar atrasado e com autorização, aguardar o professor autorizar sua entrada. Entrar em silêncio para não atrapalhar a concentração dos colegas.
14 – Objetos eletrônicos desligados e guardados. De preferência não trazê-los.
15 – Proibido discriminar, usar de violência, agredir fisicamente e/ou verbalmente colegas, professores e demais funcionários da escola.



Avaliação:

I-Prova Escrita: Valor: 5,0
II-Pesquisa Individual: Valor: 2,5 – acompanhamento diário das atividades
III-Trabalho em Grupo: Valor:2,5

A recuperação de estudos ocorrerá concomitante ao processo ensino e aprendizagem, sendo organizada com constantes retomadas dos conteúdos, utilizando procedimentos didático-metodológicos diversificados, na medida do possível,  que possibilitem ao aluno rever,  ( re)construir conceitos e refazer atividades que demonstrem os avanços obtidos na apropriação dos conteúdos.
                                                                                    .............................................................................
                                                                                                Assinatura do responsável